sexta-feira

REVISÃO GERAL EXPCEX - 1 PARTE

REVISÃO GERAL – PROFESSOR AMERICO - EsPCEx

1. Na manhã de 13 de fevereiro de 1825, na porta da Igreja do Pátio do Terço, em Recife, Frei Caneca foi despojado de suas ordens e executado. Considera(m)-se atividade(s) revolucionária(s) do Frei:
( F ) jornalista, redator de O DIÁRIO NOVO jornal praieiro, responsável pela agitação intelectual da Revolução de 1848 em Pernambuco;
( V ) Frei Caneca participou da revolução de 1817 cujo ideário republicano era semelhante ao da Revolução de 1824;
( F ) Frei Caneca dirigiu, durante o Primeiro Reinado, um período revolucionário intitulado "Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco";
( V ) Frei Caneca insurge-se contra a Constituição Outorgada, logo após a dissolução da Constituinte em 1823;
( V ) Dirigiu e foi redator principal do jornal O TÍFIS Pernambucano que combatia o absolutismo do Imperador Pedro I e incitava à rebelião.

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

2. Com relação à Reforma Protestante pode-se afirmar:
( V ) a doutrina calvinista, exaltando o trabalho e desprezando o lazer e o luxo, foi a grande alavanca na direção do capitalismo;
( F ) tanto Frei Martinho Lutero como o monge dominicano Tetzel defendiam as indulgências papais como forma de perdão dos pecados na Terra e no céu;
( V ) o parlamento inglês apoiou Henrique VIII no rompimento com a Igreja de Roma e aprovou, em 1534, o Ato de Supremacia que mantinha a Igreja da Inglaterra sob a autoridade do Rei, surgindo a Igreja Nacional Anglicana independente de Roma;
( V ) com o objetivo de evitar a expansão da Reforma, a Igreja Católica reagiu com o movimento da Contra-Reforma;
( F ) o movimento reformista na Alemanha funcionou como um fator de unidade nacional, provocando a unidade dos estados do Sul com os estados do Norte.

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

3. Identifique as proposições verdadeiras e as falsas, no que se refere à abolição da escravatura.
( V ) O desenvolvimento industrial, na Inglaterra, exigia a ampliação de mercados e encontrava na escravidão um grande obstáculo.
( V ) O irrompimento da Guerra do Paraguai (1865-1870) possibilitou ao Imperador Pedro II protelar o debate sobre a escravidão, ao substituir o Gabinete Liberal de Zacarias por um Gabinete escravocrata.
( V ) As leis do Ventre-Livre (1871) e dos Sexagenários (1885) são consideradas, por um lado, concessões dos escravocratas aos abolicionistas; por outro, são tidas como fatores que enfraqueceram a luta abolicionista e adiaram a abolição por mais de dez anos.
( V ) Em Pernambuco, o Movimento Abolicionista teve no monarquista Joaquim Nabuco sua grande liderança.
( F) A imigração italiana reforçou o sistema escravocrata depois que o tráfico de africanos para o Brasil foi proibido em 1850.

4. Sobre a cultura na Idade Média, identifique as proposições verdadeiras e as falsas.
( V ) Dois grandes estilos dominavam a arquitetura: o românico e o gótico.
( V ) A Igreja Católica exerceu uma grande influência na música. O Papa Gregório Magno reuniu hinos destinados às cerimônias religiosas, conhecidos como "Canto Chão".
( V ) A poesia medieval enaltecia a justiça e o amor, virtudes e valores do cavaleiro medieval.
( V ) Dominada por temas religiosos, a pintura medieval abandonou paisagens naturais e reproduziu homens com caras de santos e santos como se fossem deuses.
( F ) A literatura medieval encontrou seu ponto alto no romantismo e no realismo.

5. Espanhóis, portugueses, ingleses e franceses, militarmente superiores aos povos americanos, no tempo da conquista, reduziram ou destruíram os impérios pré-colombianos e nações indígenas de toda a América. Sobre os índios do continente americano, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
( V ) Os maias e os astecas que habitavam regiões do México e da Guatemala conheciam o trabalho em metal antes da chegada dos espanhóis.
( V ) O Império Inca, no Peru, organizado em torno de um estado teocrático, tinha na cidade de Cuzco o seu centro político-administrativo.
( V ) Os tupis-guaranis formavam uma nação de índios que habitava o litoral brasileiro desde o norte até o sul na época da conquista.
( F ) Os índios que habitavam o centro-oeste do Brasil fabricavam uma cerâmica conhecida como Marajoara.
( V ) O comportamento do conquistador no continente americano foi praticamente o mesmo: matou milhares de índios, saqueou suas riquezas, explorou sua força de trabalho e impôs sua forma de pensar, em todos os níveis, aos povos americanos.

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

6. São características do período conhecido como Alta Idade Média Européia:
(01) Surgimento dos Feudos.
(02) Centralização política.
(04) Início da ocupação da Península Ibérica pelos muçulmanos.
(08) Formação do sistema capitalista.

7. Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características:

(01) inspiração crítica nos valores e ideais da Antigüidade Clássica.
02) defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades".

(04) descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
(08) interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo.
(16) valorização dos ideais místicos e geocêntricos da "Idade das Trevas".

8. O sistema feudal estruturado na Europa, após a queda do Império Romano (séc. V), tem como característica:
( F ) Do ponto de vista político, o fortalecimento do poder real.
( V ) Do ponto de vista econômico, predominância de uma economia natural (baseada na troca) de subsistência e dominial.
( F ) Do ponto de vista social, a estruturação da sociedade em classes sociais.
( V ) Do ponto de vista jurídico, pelo uso do Direito Costumeiro (consuetudinário), o costume de um grupo social habitando o mesmo território tornou-se lei.

9. No período compreendido entre os anos de 1624 e 1654, o Brasil-colônia foi alvo de duas tentativas de conquista por parte da Companhia das Índias Ocidentais, importante empresa mercantil dos Países-Baixos (Holanda). Sobre a conjuntura do domínio holandês no Brasil, é correto afirmar que:

(01) A ocupação holandesa se fez sem resistência de qualquer espécie.
(02) A invasão foi decidida principalmente em função dos lucros que poderiam ser auferidos pela Companhia das Índias Ocidentais com a exploração do açúcar, então a principal riqueza do Brasil.
(04) O ataque à colônia era uma tentativa dos Países Baixos de atingir a Espanha, país com a qual travou uma guerra prolongada, uma vez que, com a União Ibérica, o reino de Portugal e todas as suas colônias haviam passado ao domínio do Imperador espanhol Filipe II.
(08) Com a saída dos holandeses do nordeste brasileiro, a economia açucareira atinge o apogeu no Brasil.
(16) Maurício de Nassau havia desenvolvido política de financiamento e reconstrução de engenhos. Com o fim de seu governo, os latifundiários endividados foram cobrados, crescendo a incompatibilidade entre os interesses dos produtores e o ocupante holandês.

10. Sobre a pecuária na vida brasileira durante o Período Colonial, é correto afirmar que:
(01) No século XVIII, a pecuária no Sul do Brasil não teve qualquer relação com o surto minerador das Minas Gerais.
(02) A atividade pecuária foi muito importante para a expansão do território brasileiro.
(04) Era realizada desde o século XVI na costa nordestina, coexistindo lado a lado com a produção açucareira.
(08) Graças à pecuária, a existência de carne e leite no sertão nordestino amenizava a dura vida dos sertanejos, e o couro lhes era matéria-prima fundamental.
(16) Cidades como Feira de Santana, na Bahia, e Sorocaba, em São Paulo, eram importantes centros de comercialização de gado.
(32) No Rio Grande do Sul, o charque tornou-se grande fonte de renda.

11. A economia cafeeira foi o principal meio de acumulação de capital no Brasil durante o século XIX. " É na região do café que o desenvolvimento das relações capitalistas é mais acelerado e é aí que se encontra a maior parte da industrialização nascente brasileira."
(SILVA, Sérgio. EXPANSÃO CAFEEIRA E ORIGENS DA INDÚSTRIA NO BRASIL. São Paulo, Alfa-Omega, 1976.)
A respeito dessas questões, é correto afirmar que:
(01) O incremento do consumo de café na Europa e nos Estados Unidos foi um dos fatores determinantes para a expansão da lavoura cafeeira no Brasil.
(02) A lavoura cafeeira transformou a Região Sudeste na mais importante, economicamente, do país.
(04) Ao se examinar o processo histórico brasileiro, nota-se que há ligação entre expansão cafeeira, imigração, urbanização e industrialização.
(08) A burguesia agro-exportadora foi responsável pela industrialização maciça que antecedeu o grande impulso da economia cafeeira.
(16) Apesar da dependência do mercado externo, a economia cafeeira acabou favorecendo, mesmo que indiretamente, o crescimento industrial do Brasil.

12. A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa.
O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que:
(01) A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização.
(02) Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia.
(04) O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período.
(08) A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo.
(16) Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assembléias Legislativas nas diversas províncias.

13. No período compreendido entre a Independência e 1849, o Brasil foi marcado por agitações sociais e políticas. Sobre essas agitações, é correto afirmar que:
(01) A "Cabanagem" no Pará (1835-1840) foi um movimento que teve forte participação das camadas populares.
(02) Também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participação popular.
(04) Apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional.
(08) A revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Liberal e Conservador.
(16) A mais longa das revoltas brasileiras desse período foi a Revolução Farroupilha (1835 - 1845), na qual se chegou a proclamar uma república independente.
(32) A "Revolução Praieira" (1848) foi o último grande movimento nordestino revoltoso, de caráter popular, democrático e de influência ideológica.

14. Sobre a forma de pensar e de agir do homem da Europa Ocidental durante o período medieval, é correto afirmar que:

(01) Deus ocupava o centro de todas as coisas, condicionando pensamento e ação dos homens.
(02) A história dos homens consistia numa marcha do povo de Deus em direção a Ele, cabendo à Igreja o papel de guia.
(04) A relação entre o senhor e seus vassalos era de dependência pessoal, ou seja, de homem a homem.
(08) Nas atividades econômicas, a influência da Igreja impôs princípios que condenavam a especulação e a usura, bem como gerou a idéia de justo preço.
(16) O dinamismo da economia feudal se fundamentava na concepção de que o comércio era o único gerador de riquezas.

15. Jacques Bossuet utilizou argumentos extraídos da Bíblia para justificar o poder absoluto e de direito divino da realeza, com o lema: "Um rei, uma lei, uma fé". São características do absolutismo na França:

(01) A concentração dos mecanismos de governo nas mãos do rei.
(02) A identificação entre Nação e Coroa.(04) A influência do racionalismo iluminista como justificativa do poder absoluto e do "direito divino".
(08) A criação de exército nacional permanente.
(16) A ampla liberdade de expressão e de fé.

16. É notável no mundo político da atualidade a discussão entre os adeptos da intervenção do Estado na economia e aqueles que defendem a intervenção do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo das leis do mercado. Toda essa discussão tem sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. Por conseguinte, é correto afirmar que:

(01) A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido inicialmente por intelectuais franceses que combatiam a intolerância religiosa, a injustiça, os privilégios e a falta de liberdade econômica.
(02) Nesse sentido, os economistas franceses do século XVIII, chamados "fisiocratas", eram favoráveis às práticas econômicas que na história da economia política ficaram conhecidas como "mercantilismo".
(04) Os fisiocratas tinham essa denominação porque defendiam que a economia deveria ser dirigida pelas leis naturais, havendo consenso de que a atividade verdadeiramente produtiva era a agricultura pois a terra era considerada por eles como a principal riqueza.
(08) Os economistas ingleses do século XVIII, inspirados inicialmente pelos fisiocratas, foram adiante no combate contra a intervenção do Estado na economia, ou seja, desenvolvendo a idéia de que a economia deveria se desenvolver livremente, gerando assim a idéia do "liberalismo econômico".
(16) O Iluminismo foi a teoria que deu apoio ao Absolutismo Real de Direito Divino e da intervenção do governo na economia.

17. O século XVII presenciou a eclosão de uma autêntica "Revolução Científica", caracterizada pela disseminação do método experimental e do espírito crítico. Como resultado, assistiu-se a um acentuado progresso do conhecimento nas ciências. A esse respeito, é correto afirmar que:

(01) As explicações racionais do universo passam a ser vinculadas a princípios metafísicos e teocêntricos.
(02) Data dessa época a comprovação da Teoria Heliocêntrica, já concebida anteriormente pelos gregos.
(04) Um dos intelectuais mais importantes do período foi Isaac Newton. Em "Princípios Matemáticos de uma Filosofia da Natureza", Newton demonstrou matematicamente que as leis físicas aplicadas na Terra também se aplicam a todo o universo.
(08) Observações astronômicas conseguiram identificar os anéis do planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as manchas do Sol.
(16) Na obra "O Progresso do Conhecimento", Francis Bacon defendeu o valor das experiências e valorizou o método indutivo como fundamental para a exatidão do conhecimento.

18. A Revolução Gloriosa (1688-1689) permitiu a ascensão da burguesia na Inglaterra. John Locke, ideólogo do movimento, escreveu TRATANDO DO GOVERNO CIVIL, defendendo idéias que caracterizarão mais tarde o liberalismo político.

A respeito dessas idéias e dessa conjuntura, é correto afirmar que:
(01) Foi contestado o direito divino dos soberanos, próprio do absolutismo real.
(02) Defendia-se que o poder monárquico seria exercido segundo um contrato de governantes e governados.
(04) Defendia-se que os homens possuíam "direitos naturais" (vida, liberdade, propriedade).
(08) Tais idéias fizeram parte das bases do Iluminismo
.
(16) Seus pressupostos permitiram estabelecer o Absolutismo Real de Direito Divino.
(32) Ao término da Revolução Gloriosa, foi elaborada a DECLARAÇÃO DE DIREITOS (1689), pela qual o rei se subordinava ao Parlamento.

19. No contexto do Renascimento, é correto afirmar que o Humanismo:
(01) Apoiava-se em concepções nascidas na Antigüidade Clássica.
(02) Teve em Erasmo de Rotterdam um de seus principais expoentes.
(04) Influenciou concepções que desencadearam a "Reforma Religiosa".
(08) Inspirou uma verdadeira revolução cultural, iniciada na Itália.
(16) Contribuiu para o desenvolvimento dos estudos científicos.

20. No período medieval, algumas situações contribuíram para a progressiva centralização do poder e futura instalação dos estados nacionais modernos. Sobre isso é correto afirmar que:

(01) Através da "Reconquista", os cristãos empreenderam a tomada da Península Ibérica aos muçulmanos, favorecendo a formação dos Reinos Ibéricos.
(02) Insegurança, diversidade de leis e de moedas, acúmulo de pedágios eram situações feudais que levaram a crescente burguesia a apoiar a realeza contra os senhores feudais.
(04) Na França medieval, o processo centralizador teve contribuição decisiva de Filipe Augusto, que enfrentou os ingleses plantagenetas, impôs sua autoridade sobre os senhores feudais, promoveu progressos da burocracia real, exemplificada pela criação dos bailios, funcionários do rei encarregados da aplicação de leis e editos reais.
(08) É do período medieval a consolidação e apogeu das práticas mercantilistas, que dominavam a vida econômica e social.
(16) Na Inglaterra medieval, a monarquia instalada era forte até o século XIII, quando sofre limitações com a imposição da Magna Carta e a instituição do Parlamento.

21. Sobre a sociedade, a economia e a estrutura político-administrativa da América Espanhola Colonial, é correto afirmar que:

(01) Entre os séculos XVI e XVIII, a Espanha estabeleceu um rígido controle da navegação e do comércio com suas colônias da América, instituindo a "Casa de Contratação" e os sistemas de "portos únicos" e de "frotas anuais".
(02) Através da "mita" e da "encomienda", explorava-se a mão-de-obra indígena.
(04) Entre a minoria branca que constituía a população das colônias, havia os "chapetones" (brancos nascidos na Espanha) e o "criollos" (brancos nascidos na América
).
(08) A máquina burocrática era exclusivamente controlada pela Igreja.
(16) No início do século XVIII, existiam quatro "Vice-Reinos" (Nova Espanha, Nova Castela, Nova Granada e Rio da Prata), sob o comando de Vice-Reis que concentravam muito poder.
(32) Os "cabildos" ou "ayuntamientos" (câmaras municipais), de que faziam parte os Regedores, mantiveram viva a tradição de autogoverno, fator significativo quando se desencadeou o processo de independência.

22. Em relação à organização social da Idade Média, pode-se afirmar:

(01) A utilização em grande escala da mão-de-obra escrava, no Império Romano, modificou as condições de trabalho dos camponeses,

motivando a ampliação das obrigações do Estado, em decorrência do crescimento demográfico das áreas urbanas.
(02) A pregação religiosa de Maomé atraiu significativamente os árabes pobres, que a utilizaram como motivação para uma guerra civil contra os mercadores judeus da Arábia.
(04) A estrutura agrícola da sociedade feudal fundamentou-se na grande concentração de terras e no trabalho servil.
(08) A atividade urbana, na sociedade feudal, resultava da livre iniciativa dos banqueiros, artesãos e comerciantes e era regulada por uma rígida divisão social, nas relações de trabalho, definida pelo Estado.
(16) A Igreja, no período medieval, tentou mostrar a harmonia da sociedade, formulando o princípio das "três ordens", segundo o qual todos eram iguais, porque recebiam uma missão de Deus e a cumpriam de forma fraterna.


23. O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,...
a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.
b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.
c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.
d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.
e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

24. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:
a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.
d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.
e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

25. Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu:
a) ao fato dos portugueses já utilizarem, há muito, o trabalho escravo negro no sul de Portugal e nas ilhas do Atlântico.
b) à inabilidade do indígena para o trabalho agrícola e sedentário.
c) à reduzida e dispersa população pré-colombiana comparada com a grande oferta de mão-de-obra negra africana.
d) ao fato dos negros africanos já aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na mineração do Brasil.
e) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

26. A produção de açúcar, no Brasil colonial:
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

27. O ideário da Revolução Francesa, que entre outras coisas defendia o governo representativo, a liberdade de expressão, a liberdade de produção e de comércio, influenciou no Brasil a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, porque:
a) cedia às pressões de intelectuais estrangeiros que queriam divulgar suas obras no Brasil.
b) servia aos interesses de comerciantes holandeses aqui estabelecidos que desejavam influir no governo colonial.
c) satisfazia aos brasileiros e aos portugueses, que desta forma conseguiram conciliar suas diferenças econômicas e políticas.
d) apesar de expressar as aspirações de uma minoria da sociedade francesa, aqui foi adaptado pelos positivistas aos objetivos dos militares.
e) foi adotado por proprietários, comerciantes, profissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos, como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial.

28. Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se
a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no recôncavo Baiano.
b) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.
c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.
e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.

29. Foram características dominantes da colonização portuguesa na América:
a) pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
b) grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão.
c) pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre.
d) latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas.
e) exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão.

30. Foram, respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão:
a) o envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau e a Companhia das Índias Ocidentais.
b) a participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais.
c) o interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
d) a tentativa da Holanda em monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
e) a exclusão da Holanda da economia açucareira e a mudança de interesses da Companhia das Índias Ocidentais.

31. Sobre a presença francesa na baía de Guanabara (1557-1560), podemos dizer que foi:
a) apoiada por armadores franceses católicos que procuravam estabelecer no Brasil a agro-indústria açucareira.
b) um desdobramento da política francesa de luta pela liberdade nos mares e assentou-se numa exploração econômica do tipo da feitoria comercial.
c) um protesto organizado pelos nobres franceses huguenotes, descontentes com a Reforma Católica implementada pelo Concílio de Trento.
d) uma alternativa de colonização muito mais avançada do que a portuguesa, porque os huguenotes que para cá vieram eram burgueses ricos.
e) parte de uma política econômica francesa levada a cabo pelo Estado com intuito de criar companhias de comércio.

32. Entre 1750, quando assinaram o Tratado de Madrid, e 1777, quando assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha discutiram os limites entre suas colônias americanas. Neste contexto, ganhou importância, na política portuguesa, a idéia da necessidade de:
a) defender a colônia com forças locais, daí a organização dos corpos militares do centro-sul e a abolição das diferenças entre índios e brancos.
b) fortificar o litoral para evitar ataques espanhóis e isolar o marquês de Pombal por sua política nitidamente pró-bourbônica.
c) transferir a capital da Bahia para o Rio de Janeiro, para onde fluía a maior parte da produção açucareira, ameaçada pela pirataria.
d) afastar os jesuítas da colônia por serem quase todos espanhóis e, nesta qualidade, defenderem os interesses da Espanha.
e) aliar-se política e economicamente à França para enfrentar os vizinhos espanhóis, impondo-lhes suas concepções geopolíticas na América.

33. Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque:
a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.
b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.
c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.
d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.
e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês.

34. A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:
a) ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.
b) à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.
e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.

35. Sobre o Período Colonial brasileiro, pode-se considerar INCORRETA apenas uma das afirmações a seguir:
a) não apresentou movimentos sociais contestadores da dominação metropolitana;
b) o século XVI foi marcado pelo início da administração portuguesa e pela implantação da rentável agroindústria açucareira;
c) apesar do domínio português, nosso território chegou a ser ocupado parcialmente por franceses e holandeses;
d) a vinda da família Real portuguesa para o Brasil desencadeou um processo de transformação desde a quebra do pacto colonial em 1808 até a Independência em 1822;
e) a expansão territorial rompeu os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas e, em 1750, o Brasil praticamente já tinha a atual configuração geográfica, reconhecida pelo Tratado de Madri.

36. Constituíram importantes fatores para o sucesso da lavoura canavieira no início da colonização do Brasil:
a) o domínio espanhol, que possibilitou o crescimento do mercado consumidor interno.
b) o predomínio da mão-de-obra livre com técnicas avançadas.
c) o financiamento, transporte e refinação nas mãos da Holanda e a produção a cargo de Portugal.
d) a expulsão dos holandeses que trouxe a imediata recuperação dos mercados e ascensão econômica dos senhores de engenho.
e) a estrutura fundiária, baseada na pequena propriedade voltada para o consumo interno.

37. No Período Colonial Brasileiro, a implantação do trabalho escravo dos africanos deveu-se
a) ao desconhecimento de técnicas de produção agrícola pelos indígenas, à fácil adaptação do negro às condições de trabalho e à necessidade de ocupar o território.
b) à passividade do negro, à facilidade de produzir tabaco e aguardente e à aceitação por parte dos jesuítas do trabalho compulsório.
c) à pouca distância entre o Brasil e a África, à belicosidade dos grupos indígenas e ao desinteresse dos portugueses na produção agrícola.
d) ao pequeno crescimento demográfico da Metrópole, à proteção dos indígenas nas missões jesuíticas e à facilidade de extração do ouro de aluvião.
e) à abundância de terra, à necessidade de produzir em alta escala um produto de grande aceitação no mercado europeu e à alta lucratividade do tráfico.

38. A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:

a) a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul
b) garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas
c) a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas
d) a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas

39. A política econômica do mercantilismo explica, no Brasil Colônia, a

a) decadência da economia de subsistência no Nordeste.
b) introdução do trabalho assalariado na agricultura.
c) prática econômica da substituição de importações.
d) implementação da indústria têxtil no Sudeste.
e) implantação da empresa agrícola açucareira.

40. Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre a tributação do ouro nas Minas no período colonial, EXCETO:
a) A Derrama era a cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais.
b) A tributação do ouro se verificou inicialmente sob a forma de cobrança por bateias.
c) O imposto da Capitação recaía sobre todo escravo empregado nos trabalhos auríferos.
d) O ouro passou a ser quintado somente a partir da instalação das Casas de Fundição.
e) O quinto correspondia a uma porcentagem sobre a produção paga pelos mineradores.

41. Qual das alternativas a seguir contém as atividades produtivas que mais utilizaram a mão-de-obra escrava nos períodos Colonial e Imperial, no Brasil?
a) Cultura de subsistência nas colônias de parceria, na região Sul, e criação de gado nas terras gaúchas.
b) Extração de pau-brasil, culturas do fumo e do algodão.
c) Produção de açúcar, cultura do café e mineração.
d) Pecuária e mineração.
e) Comércio, construção de estradas de ferro e produção de açúcar.

42. O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou:
a) certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais.
b) prejuízos à Metrópole lusitana pela não adaptação do negro ao trabalho agrícola.
c) a possibilidade da exportação de índios para a Europa na condição de escravos domésticos.
d) incentivo ao crescimento do mercado interno e à criação de um parque manufatureiro.
e) maior estímulo à agricultura de subsistência em prejuízo dos produtos agrícolas exportáveis.

43. A implantação do sistema de Governo-Geral, em 1548, não representou a extinção do anterior modelo administrativo descentralizado das Donatárias. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o governo Tomé de Souza.
a) Incorporação do reino português à Coroa espanhola pela morte do Rei D. Sebastião em Alcácer-Quibir.
b) Fundação de São Paulo de Piratininga e da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
c) Criação do Bispado do Salvador, o primeiro do Brasil.
d) Assinatura do Tratado de Madrid, restabelecendo os limites naturais previstos no Tratado de Tordesilhas de 1494.
e) Os franceses expulsos desistiram de contestar a soberania lusitana no Brasil.

44. Sobre os jesuítas, intimamente relacionados com a expansão européia e a realidade colonial, é correto afirmar que:
a) foram expulsos de Portugal e do Brasil no reinado de D. José I.
b) respeitaram as culturas alheias, mas fizeram da educação uma das tarefas menos constantes na América, na Ásia e na África.
c) a Ordem dos Jesuítas nunca foi reconhecida pela Santa Sé e pelos monarcas absolutos.
d) deliberadamente buscaram aniquilar os guaranis catequizados.
e) foram indispensáveis na luta contra-reformista, mas não estavam sujeitos a um modelo de organização hierarquizada militarmente.

45. A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação a configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram:
a) criação de gado no vale do São Francisco e desenvolvimento de uma sólida rede urbana.
b) apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais.
c) cultivo de cana-de-açúcar e expansão da pecuária no Nordeste.
d) ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas.
e) incremento da cultura do algodão e penetração dos jesuítas no Maranhão.

46. Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos:
a) "Quilombo dos Palmares" que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.
b) a relativa independência dos núcleos populacionais interioranos, surgidos da expansão bandeirante.
c) a Revolta do Rio de Janeiro, que representou o primeiro movimento de caráter emancipacionista da história colonial com conteúdo doutrinário definido.
d) a Revolta de Beckmam, no Maranhão, que expressou uma reação dos comerciantes locais, ligados ao tráfico negreiro contra a política abolicionista da Coroa.
e) as Guerras dos Emboabas e dos Mascates, que reagiram contra a opressão fiscal da metrópole na exploração do ouro.

47. O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
a) O dos capitães do mato e de prospecção.
b) O de expansão das fronteiras e de prospecção.
c) Da caça ao índio e o de busca do ouro.
d) O dos capitães do mato e de caça ao índio.
e) O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.

48. O fuzilamento de Frei Caneca está ligado ao seguinte fato da História do Brasil:
a) Inconfidência Mineira
b) Confederação do Equador
c) Revolta dos Canudos
d) A Praieira
e) Revolução Farroupilha

49. Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América optaram pelo regime republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime monárquico:
a) pela grande popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros.
b) porque a República traria forçosamente a abolição da escravidão, como ocorrera quando da proclamação da independência dos Estados Unidos.
c) como conseqüência do processo político desencadeado pela instalação da corte portuguesa na colônia.
d) pelo fascínio que a pompa e o luxo da corte monárquica exerciam sobre os colonos.
e) em oposição ao regime republicano português implantado pelas cortes.

50. Relativamente ao Primeiro Reinado, considere as afirmações a seguir.

I - A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I.
II - O temor de uma provável recolonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses.
III - O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I.
IV - A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador.

Então:
a) todas estão corretas.
b) todas são falsas.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas I , II e IV estão corretas.
e) apenas III está correta.

51. Durante o processo de Independência do Brasil, na segunda década do século XIX, houve resistência e luta armada em diversas regiões.
Assinale a ÚNlCA alternativa que indica onde ocorreu derramamento de sangue nesse período, pela conquista da emancipação política:
a) São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro;
b) Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
c) Goiás, Mato Grosso e Tocantins;
d) Bahia, Maranhão e Pará;
e) Alagoas, Pernambuco e Ceará.

52. "Confederação do Equador: Manifesto Revolucionário

Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (... )."
(Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924).

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a
a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de 1824 e sua substituição pelo Poder Moderador.
b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses.
c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.
d) liberalização do sistema de mão-de-obra nas disposições constitucionais, por pressão do grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção de açúcar.
e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

53. A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País.
e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.

54. A figura de Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá, simboliza as transformações da economia no século XIX, em razão da sua atividade de:
a) empresário envolvido em atividades capitalistas como bancos, indústrias e estradas de ferro.
b) comerciante de escravos, representando, no Rio de Janeiro, os principais traficantes internacionais.
c) representante dos principais importadores de produtos ingleses no Brasil.
d) parlamentar defensor das políticas protecionistas adotadas pelo Império.
e) produtor de café no vale do Paraíba fluminense.

55. A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
a) extinguir o casamento religioso
b) implantar o divórcio em substituição ao desquite
c) regularizar a prática do aborto
d) permitir legalmente a eutanásia
e) extinguir o tráfico negreiro

56. Luís Alves de Lima e Silva inicia-se na tradição de "O Pacificador" ao comandar as tropas que terminaram a:
a) revolta dos liberais paulistas e mineiros em 1842
b) Balaiada, no Maranhão, 1838 - 1840
c) Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, 1835 - 1842
d) Cabanada, no Pará
e) Sabinada, na Bahia, 1837

57. A Guerra do Paraguai (1864 - 1870) teve como principal motivo
a) o interesse brasileiro no potencial hídrico do Paraguai, resultando na construção da hidrelétrica de Itaipu.
b) o interesse da Inglaterra na destruição do Paraguai, devido à possibilidade de concorrência na região andina.
c) a invasão das terras brasileiras pelo Paraguai e o interesse da Inglaterra em destruir um futuro concorrente na região platina.
d) o interesse paraguaio nas terras brasileiras e bolivianas para formar o Grande Paraguai, obtendo uma saída para o Oceano Pacífico.
e) o interesse da Tríplice Aliança em restaurar a democracia e garantir aos grandes proprietários e ao povo paraguaio a devolução das terras tomadas na Guerra do Charco pelo ditador Francisco Solano López.

58. "Na historiografia referente ao binômio abolicionismo-imigrantismo, a noção que assume o Oeste paulista é de importância capital. A designação de Oeste, quando se trata dessa etapa histórica da cafeicultura, tem como referência notória o Vale do Paraíba."
(Beiguelman, Paula, A CRISE DO ESCRAVISMO E A GRANDE IMIGRAÇÃO).

O texto acima refere-se a:
a) questão da mão-de-obra na cafeicultura.
b) queda do regime monárquico.
c) oposição casa-grande e senzala.
d) êxodo de nordestinos em direção aos grandes centros urbanos.
e) queda da produção cafeeira em conseqüência da crise de 29.

59. O Bill Aberdeem, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi:
a) uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.
b) uma lei que autorizava a marinha inglesa a apresar navios negreiros em qualquer parte do oceano.
c) um tratado pelo qual o governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas.
d) uma imposição legal de libertação dos rescém-nascidos, filhos de mãe escrava.
e) uma proibição de importação de produtos brasileiros para que não concorressem com os das colônias antilhanas.

60. O descontentamento do Exército, que culminou na Questão Militar no final do Império, pode ser atribuído:
a) às pressões exercidas pela Igreja junto aos militares para abolir a monarquia.
b) à propaganda do militarismo sul-americano na imprensa brasileira.
c) às tendências ultrademocráticas das forças armadas, que desejavam conceder maior participação política aos analfabetos.
d) à ambição de iniciar um programa de expansão imperialista na América Latina.
e) à predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa.

61. Fazendo um balanço econômico do Segundo Reinado, podemos afirmar que ele foi um período no qual:
a) algumas atividades ganharam importância, como a criação do gado no Rio Grande do Sul e as lavouras de açúcar no Nordeste.
b) o Brasil deixou de ser um país essencialmente agrário, ingressando na era da industrialização.
c) a Amazônia passou a ter um grande destaque com o "boom", desde 1830, da produção da borracha.
d) ocorreram grandes transformações econômicas com as quais o centro-sul ganhou projeção em detrimento do nordeste.
e) as diversas regiões brasileiras tiveram um crescimento econômico constante, uniforme e progressivamente integrado.

62. No Brasil do século XIX:

I - O café, principal produto de exportação e base da economia nacional, foi também o principal responsável pela modernização da sociedade brasileira no eixo RJ/SP.
II - Foi na lavoura cafeeira que se introduziu o trabalho livre com a vinda de imigrantes europeus, acelerando o fim da escravidão no Brasil.
III - A Lei Áurea libertou o negro da escravidão e dos problemas econômicos e sociais, impondo mecanismos de integração profissional a esses trabalhadores.

As afirmativas corretas são:
a) somente a I;
b) somente a III;
c) I e II;
d) II e III;
e) I e III.

63. No início do Segundo Reinado, apenas os partidos Liberal e Conservador figuravam na política brasileira, sendo chamados "FARINHA DO MESMO SACO".
Sobre a expressão em maiúsculo, é correto afirmar, EXCETO:
a) os dois partidos eram formados por grandes proprietários de terras e escravos;
b) os partidos não tinham diferenças ideológicas;
c) os dois partidos eram a favor da abolição da escravidão;
d) os dois partidos lutavam apenas pelo poder;
e) os dois partidos participaram do poder no Segundo Reinado.

64. . Em Pernambuco, as terras e o poder político eram controlados pela família Cavalcanti, enquanto o comércio era monopolizado pelos portugueses. Com esta situação, a população marginalizada das terras e do trabalho, desencadeou a que seria a última revolta popular no Segundo Reinado.
A revolta popular a que se refere o texto foi:
a) a Revolução Praieira;
b) a Sabinada;
c) a Balaiada;
d) a Guerra dos Farrapos;
e) a Cabanagem.

65. A Tarifa Alves Branco, aprovada em 1844, tinha por finalidade:
a) acabar com o tráfico negreiro para o Brasil;
b) romper as relações diplomáticas com a Inglaterra;
c) bloquear o Rio da Prata para o Paraguai;
d) elevar as tarifas alfandegárias pagas pela Inglaterra, para proteger a economia brasileira;
e) fortalecer as relações econômicas com os Estados Unidos.

66. Devido ao seu isolamento em relação à influência inglesa, tornou-se uma grande potência industrial na América Latina, ameaçando os interesses ingleses. Entrou em conflito com o Brasil entre 1864 e 1869, sendo totalmente arrasado.
O texto refere-se:
a) à Argentina;
b) ao Paraguai;
c) ao Uruguai;
d) ao Chile;
e) aos Estados Unidos.

67. A introdução da mão-de-obra imigrante na lavoura cafeeira se deu através do sistema de parceria que não foi respeitado pelos fazendeiros.
Eram características do sistema de parceria:
a) trabalho assalariado e divisão dos lucros;
b) financiamento das despesas de viagem do imigrante pelo fazendeiro e divisão dos lucros excedentes do café;
c) a servidão por contrato, com o arrendamento de 50% das terras aos imigrantes e pagamento de salários;
d) divisão dos custos e do lucro da lavoura de subsistência;
e) arrendamento das terras apenas para a lavoura do café, proibindo-se a lavoura de subsistência.

68. Guerra do Paraguai, modernização e politização do exército e queda da Monarquia são fatos diretamente relacionados, já que:
a) o exército identificava-se com o elitismo do governo imperial, enquanto a marinha compunha-se basicamente de classes populares e médias, contrárias à monarquia.
b) vitorioso na guerra, o exército adquiriu consciência política, transformando-se num instrumento de defesa da abolição e do republicanismo.
c) a derrota na guerra e o endividamento do país fortaleceram a oposição militar ao regime imperial.
d) embora sem vínculos com idéias positivistas, o exército aproximou-se dos republicanos radicais.
e) para combater os interesses das camadas médias que apoiavam o governo monárquico, o exército desfechou o golpe de 15 de novembro.

69. Leia:
I - O parlamentarismo às avessas consolidou o revezamento dos partidos no poder e as eleições fraudulentas.
II - O imperador apresentava-se à opinião pública como uma figura neutra, pois aparentemente não era responsável pela escolha do ministério e nem pela composição da Câmara.
III - O parlamentarismo brasileiro seguia rigidamente o modelo europeu, sendo o poder de governar atribuição do chefe de governo e não do chefe de Estado.
IV - O poder moderador contribuiu para que o parlamentarismo brasileiro fosse autônomo e sem a ingerência do imperador.

Relativamente às afirmações anteriores, referentes ao Parlamentarismo no Brasil durante o Segundo Reinado, podemos afirmar que:
a) somente I e III são corretas.
b) somente I e II são corretas.
c) somente III e IV são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.

70. Considere as seguintes afirmações:

I. O sistema de parceria foi a forma de contratação de mão-de-obra que conseguiu solucionar definitivamente o problema da cafeicultura.
II. Nos centros cafeicultores havia enormes dificuldades para a implantação de núcleos de colonização.
III. As principais regiões receptoras da imigração foram o Nordeste e o Vale do Paraíba.
IV. O progresso do trabalho livre foi em grande parte condicionado pela decadência do regime servil.
V. A eliminação do trabalho escravo tornava-se um imperativo da modernização e consolidação capitalista do país.

Em relação ao processo de imigração ocorrido no Brasil em fins do século XIX é correto somente:
a) I, III e V
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) I, II, III, IV
e) I, II, IV e V

Nenhum comentário: